Google Lança Instant Previews – Conheça os impactos!

O Google lançou o Instant Previews, uma nova funcionalidade que já está presente nas SERP’s (páginas de resultados de pesquisas) do Google, e que permite facilmente ao utilizador ter uma visualização da landing page (página de destino) dos vários resultados apenas passando o rato por cima de cada um.

O Instant Previews, vem relançar a importância de vários aspectos do design, mas não só, pois a relação entre a search query (termo de pesquisa) e o conteúdo da landing page também é de alguma forma classificada e apresentada como mais ou menos relevante.

O Que é o Instant Previews

Como disse atrás, é uma funcionalidade que permite a visualização da landing page dos resultados apresentados nas SERP’s do Google, quando é realizada uma pesquisa, permitindo desta forma ao utilizador aceder a outros elementos além dos já apresentados (título, url e descrição da página), como uma pré-visualização da página e u indicador de relevância entre o termo de pesquisa e a página de destino de cada resultado.

Como Funciona o Instant Previews

O Google coloca agora um ícone com uma lupa ao lado dos resultados apresentados na página de resultados, que ao ser clicada uma vez apenas, ativa a funcionalidade Instant Previews e a partir deste momento, ao passar o rato por cima dos vários resultados, ser-lhe-á possível visualizar um snapshot ou “fotografia” da landing page de cada um dos resultados.

O Instant Previews além da representação visual que apresenta da landing page, também qualifica a relevância entre o termo utilizado na pesquisa e o conteúdo da landing page, apresentando um excerto desse conteúdo, que, se estiver assinalado a laranja, significa que o Google considera haver uma relevância grande entre ambos.

Aspectos Importantes a Considerar Sobre o Instant Previews

  • Ao contrário do que se possa pensar numa primeira abordagem, o Instant Preview não reforça apenas a questão do design. A estrutura, layout e organização dos conteúdos nas páginas ganham aqui ainda mais relevância, pois poderão contribuir ou não para um incentivo ao clique. Torna-se portanto ainda mais importante agora, implementar uma boa organização e disposição dos conteúdos no layout de um site, de forma a que a visualização seja fácil e atraente.
  • Segundo o Google, esta funcionalidade não altera em nada o algoritmo que gera os resultados, pelo que, não melhora nem piora a sua posição nos resultados das pesquisas.
  • Evite usar interstitial ou pop-ups, pois estes podem ser captados na foto que tirada ao seu site e a imagem já não fica tão apelativa. Eu também utilizo aqui no blog um formulário que surge no blog que vou ter de ver como vou fazer.
  • Actualmente o Instant Previews ainda não exibe corretamente vídeos quando estes fazem parte do conteúdo das páginas de destino, mas aparentemente estão a trabalhar neste aspeto para que venha a ser suportado no futuro próximo.

Como utilizador do Google, acha que vai ter impacto na forma como os utilizadores clicam nos resultados?

Gostava de saber a sua opinião!

Comments (6)
  1. Carina Sequeira 10 November, 2010
  2. Joao Rodrigues 10 November, 2010
  3. Lojas Online 23 November, 2010
  4. Joao Rodrigues 23 November, 2010
  5. Lojas Online 23 November, 2010
  6. Joao Rodrigues 23 November, 2010