Google e Facebook com Novidades

O Facebook e o Google presenteia-nos com novidades mais ou menos em simultâneo.

Facebook lançou recentemente novidades no que diz respeito ao layout das páginas, bem como algumas novas possibilidades.

Confesso que ainda não tive oportunidade de explorar todas estas novidades à data de publicação deste artigo, mas vou certamente fazê-lo muito brevemente.

Novo Layout e Funcionalidades para as Páginas do Facebook

Comecemos pelo Facebook. O Facebook lançou recentemente um novo layout para as páginas, juntamente com novas funcionalidades, com o objetivo de aumentar as possibilidades de interação com os fãs.

Confesso que uma desta novidades era algo que eu sempre achei básico e fundamental para que facilitar/melhorar o trabalho de quem mantém uma página no Facebook. Refiro-me à primeira da lista que se segue.

As novidades são as seguintes:

  • envio de notificações para o titular da página, quando os fãs interagem com a sua página ou com as suas publicações
  • criação de um local para colocação de fotos no topo da página
  • um feed de notícias para a página (até agora era possível, mas apenas através de aplicações específicas para o efeito)

Quem tiver páginas no Facebook, tem a opção de mudar a sua página antecipadamente, pois a 10 de Março todas as páginas serão alteradas para o novo layout e terão todas as novas funcionalidades.

Parecem boas notícias, já que sempre achei e ainda acho que existem muitas restrições. Algumas conseguem ultrapassar com a utilização de aplicações do Facebook, outras já não.

Já agora, não consigo confirmar que todas estas alterações já estejam disponíveis para todas as páginas na data de publicação deste artigo.

Dupla Autenticação das contas Google

Já o Google, disponibiliza a todos os utilizadores que têm conta no Google, seja por usar o Gmail, Webmaster Tools, Google Analytics, etc, um nova funcionalidade para aumentar a segurança de acesso a estas contas.

Chama-se two factor authentication, ou 2 step verification, e é uma nova funcionalidade que vem aumentar a segurança da sua conta do Google.

Já foram reportadas várias situações de hackers conseguirem o acesso a contas do Google, por isso foi lançada esta nova funcionalidade.

Essencialmente, o que muda é que, agora, permite-lhe aumentar a segurança de acesso à sua conta, através da adição de um segundo fator de identificação/autenticação, como por exemplo, o seu nº de telemóvel.

Mesmo que alguém consiga a sua password, isso será apenas parte do que necessitam para aceder à sua conta.

Para saber mais sobre esta nova funcionalidade do Google, pode ver a notícias publicada no blog do Google.

Espero que goste das novidades. Eu vou explorá-las melhor logo que possa.

O que acha destas novidades? Acha que são úteis?

GOSTOU DESTE CONTEÚDO?
ASSINE GRATUITAMENTE E RECEBA TODOS DICAS NO SEU EMAIL!

A sua privacidade é garantida a 100%!
  • Boas joao já não comentava ah algum tempo, tenho lido regularmente o blog, mas nao me da para comentar, hoje parece que se fez luz :) (Já para não falar que quero testar aqui o disqus a comentar pelo twitter lol)

    Ora em relação ao facebook esta noticia não deve ser de bom grado para os webmasters…com os perfis e paginas novas no nosso feed de noticias(Mural) só vemos as actualizações das pessoas com quem interagimos(tem lógica o facebook dar prioridade as pessoas com quem interagimos mais mas não tornar isso regra) Com isto quero dizer que prejudica todos que fazem campanhas pelo facebook, tomando como exemplo a sumol, se fizer um passatempo apenas os fãs que interagem com a pagina(comentam, clicam gosto,etc) é que recebem essa actualização…

    Conclusão:Milhares de pessoas ficam sem saber do passatempo, o que a sumol pode(e tem) que fazer? Anunciar no Facebook!!!

    Considero esta jogada genial(embora infeliz) por parte do facebook, ainda estou para ver e depois quer comparar os ganhos que eles vão ter com os anunciantes…

    Em relação ao Google não tenho muito a dizer, é uma excelente inovação e vai trazer maior segurança as contas, pessoalmente não irei utilizar…

  • São novidades muito bem-vindas.
    Já estou a utilizar com muito conforto e gratidão.
    São oportunidades apropriadas a quem divulga produtos.

    Abraços.

    JG

  • Oi Bruno!
    Seja um comentário por dia ou por ano, é sempre bem-vindo :)
    É sempre com gosto que recebo os comentários, principalmente os comentários dos assinantes e leitores mais fieis do blog.

    Quanto ao tema, como disse no post ainda não consegui analisar a fundo, mas parece-me que a ser assim,, poderá haver de facto alguns riscos/perdas para alguns tipos de utilizadores. Também poderá ser uma jogada para aumentar a receita de publicidade. Será?
    Tenho alguma curiosidade de ver como vai ficar, devido a essas possíveis limitações.
    Vamos ver…

  • Obrigado pelo comentário José.
    Como eu disse ao Bruno, tenho alguma curiosidade de ver se terá algum impacto em particular para quem detém páginas.
    Abraço,
    JR

  • Eu acho que estas alterações tem como principal objectivo aumentar os ganhos, e o melhor é que esta opção não foi bem noticiada pelo facebook, nós enquanto utilizadores
    é que temos que ir a “editar opções” para vermos as actualizações de todos os nossos amigos e não só com quem interagimos, todos os webmasters,empresas,marcas vão levar uma razia no tráfego e divulgação vinda do facebook…

    Tenho a sensação que aos poucos os utilizadores vão tomar conhecimento e maior parte deles mudar essa opção…

  • Pois é Bruno, normalmente estas empresas “não dão ponto sem nó”, e é bem capaz de ser o caso.
    Principalmente, quando se tornam muito grandes, como é indiscutivelmente o caso.
    Vou acompanhar o tema com alguma curiosidade…

  • Facebook: Posso usar apenas uma conta para dois sites de um mesmo nicho? Posso usar/divulgar dois sites numa única conta do facebook? Como?

    Google: Não entendí…. Toda vez que for acessar alguma conta do Google terei que colocar um código que eles enviar por telemóvel, é isso? Toda vez?????? Ou quando ocorrerá isso?

    SGD

  • Obrigado pelo comentário.

    Quanto às questões:
    Até muito recentemente, podia gerir várias páginas dentro da mesma conta de Facebook, independentemente do nicho. Agora com estas alterações já não sei se será possível.

    Quanto ao Google, não é um código qu emandam por telemovel, mas o nº do telemovel, ou outra informação pessoal sua.
    Será para breve, mas em princípio não será obrigatório. Poderá escolher utilizar ou não.

    Espero ter ajudado,
    JR

  • Excelente artigo, muito útil. Tenho vindo a acompanhar o seu blog e, sem dúvida, irei recomenda-lo aos meus amigos. O conteúdo é extremamente útil e didático. Tenho vindo a utilizar mtas das suas “dicas” nos blogs que administro. Parabéns pelo seu trabalho.

  • Em relação ao facebook posso dizer que ainda é possível gerir várias páginas de nichos diferentes. Eu, por exemplo, administro 3 páginas de fãs.
    Só quis complementar a sua resposta :)
    Cumprimentos,
    Alfredo

  • Obrigado pelo comentário Alfredo e bem-vindo ao Web Marketing!

  • Obrigado pelo comentário Alfredo e por complementar a minha resposta.
    A minha dúvida é se não terão retirado agora recentemente a opção de adicionar mais páginas à sua gestão.
    Pelo menos não me aparece a mesma opção onde aparecia antes, mas podem ter mudado de local.