Google Baniu o Seu Próprio Site!

Parece uma história mal contada ou uma anedota, mas não, é mesmo verdade!

O Google baniu o seu próprio site dos resultados das pesquisas devido à utilização de uma técnica considerada Black Hat, o cloaking.

O que é cloaking?

Segundo as próprias guidelines do Google, cloaking refere-se à prática de apresentação de conteúdos ou url’s diferentes aos utilizadores e aos motores de busca. Isto é, consoante o site está a ser visitado por um utilizador humano ou por um bot de um motor de busca, o site apresentar conteúdos ou páginas diferentes.

Por incrível que possa parecer, o Google baniu algumas das suas páginas do help center do Google Adwords.

Uma pessoa do site Search Engine Land, onde foi publicada esta notícia, questionou um representante do Google sobre esta situação, e eis a resposta:

“I can confirm that some Google support pages were inadvertently showing different content to the Google crawler than to users. This error has since been fixed. We will investigate how this happened and make sure that we take appropriate action.”

Infelizmente, o Google vem mostrando que, não só tem dificuldade em gerir muitas situações, como não se digna a cumprir as suas próprias regras, tanto no que respeita ao SEO, como no que diz respeito à praticas relacionadas com os seus regulamentos e à forma de tratar os utilizadores.

Para mim, isto apenas vem provar o excesso de automatismos que o Google quer implemtar, bem como a manifesta falta de capacidade de gerir situações que não sejam o resultado de práticas menos aconselhadas.

Como dizia o ilustre Fernando Pessa:

E esta, hein?


  • Olá João,

    Interessante esta informação, agora me pergunto: quando seremos penalizados? parece que é uma questão de tempo.

    Parabéns pela postagem.

    Jan Carle

  • Obrigado Jan.
    Eu já fui (prejudicado, não banido) em 2 sites e não compreendo porquê. Cumpri todas as regras e os sites até têm bons resultados em termos de taxa rejeição, tempo no site, etc, mas por alguma razão que a própria razão desconhece o Google decidiu que estes sites não prestam e resolveu de um momento para o outro reduzir as suas visitas para menos de metade, além das constantes modificações de PageRank.
    Nunca compreendi, nem vou tentar, pois o que aconteceu para mim não tem explicação.
    O que vou fazer é utilizar outros métodos para recuperar a visibilidade e as visitas perdidas nesses sites.

    Abraço,
    JR

  • O Google tem razões que o próprio Google desconhece!

    O excesso de automatismos serve em 1º lugar para banir as más práticas de SEO, mas como tudo na vida, quando levado a extremos.. dá nisto!

  • Pedro,

    Para mim, essa é a frase do dia:
    “O Google tem razões que o próprio Google desconhece!”

    Divinal!

  • Olá Joao,

    Nunca tive problemas com o Google, mas imagino que quem já teve passou por um grande aborrecimento. Até porque estar presente na internet é “necessário” ter a bênção do grande oráculo.

    Agora, ele mesmo se banir, aí é demais 😀

    Um abraço.

  • Olá Joao!
    Vejo por outro lado, pelo menos eles estão sob as mesmas regras que nós, não é que nem a justiça brasileira por exemplo, onde as leis só valem para os pobres e os ricos que fizeram elas as violam e não acontece nada.
    Por outro lado, também concordo contigo que eles não conseguem seguir nem as próprias diretivas rs…
    Chega a um ponto, onde a empresa torna-se tão grande que acaba por perder o controle de certas coisas… acontece…
    Um abraço!

  • @ Iúri,
    Olá Iúri,
    É para vermos ao ponto a que o Google chegou. Vai tudo à frente, até eles mesmo…:P

    @ Sandra,
    Olá Sandra,
    Também é verdade, no entanto, o escândalo foi tão grande que certamente vão ajustar as regras ou alterar rapidamente as páginas com problemas.
    A questão é que se fosse um utilizador “normal”, provavelmente teria de esperar uma eternidade para ter o problema resolvido.
    Se é que a punição não o iria prejudicar durante muito tempo.

    Abraço,
    JR

  • Pode ser até engraçado mas por outro lado, isso é muito importante pois demonstra a seriedade do google.

  • Olá Dermeval e bem-vindo ao WMPT!
    Não questiono sequer a seriedade do Google, mas o facto é que eles não tinham uma alternativa melhor.
    A questão foi levantada por um terceiro e quando se soube, esta era sem dúvida a melhor solução para a questão não tomar outras proporções.