Google Baniu o Seu Próprio Site!

Parece uma história mal contada ou uma anedota, mas não, é mesmo verdade!

O Google baniu o seu próprio site dos resultados das pesquisas devido à utilização de uma técnica considerada Black Hat, o cloaking.

O que é cloaking?

Segundo as próprias guidelines do Google, cloaking refere-se à prática de apresentação de conteúdos ou url’s diferentes aos utilizadores e aos motores de busca. Isto é, consoante o site está a ser visitado por um utilizador humano ou por um bot de um motor de busca, o site apresentar conteúdos ou páginas diferentes.

Por incrível que possa parecer, o Google baniu algumas das suas páginas do help center do Google Adwords.

Uma pessoa do site Search Engine Land, onde foi publicada esta notícia, questionou um representante do Google sobre esta situação, e eis a resposta:

“I can confirm that some Google support pages were inadvertently showing different content to the Google crawler than to users. This error has since been fixed. We will investigate how this happened and make sure that we take appropriate action.”

Infelizmente, o Google vem mostrando que, não só tem dificuldade em gerir muitas situações, como não se digna a cumprir as suas próprias regras, tanto no que respeita ao SEO, como no que diz respeito à praticas relacionadas com os seus regulamentos e à forma de tratar os utilizadores.

Para mim, isto apenas vem provar o excesso de automatismos que o Google quer implemtar, bem como a manifesta falta de capacidade de gerir situações que não sejam o resultado de práticas menos aconselhadas.

Como dizia o ilustre Fernando Pessa:

E esta, hein?


Comments (9)
  1. Jan Carle 14 July, 2010
  2. Joao Rodrigues 14 July, 2010
  3. Pedro T 14 July, 2010
  4. Joao Rodrigues 14 July, 2010
  5. Iúri 14 July, 2010
  6. Sandra 14 July, 2010
  7. Joao Rodrigues 14 July, 2010
  8. Dermeval Junior 20 July, 2010
  9. Joao Rodrigues 20 July, 2010