Cuidado com o PageRank Falso!

Todos já sabem o que é o Google PageRank ou pelo menos têm uma ideia. Para quem não sabe, resumidamente, o Google Pagerank é uma pontação que o Google atribui a todos os sites com base num conjunto de métricas, e que resultam numa pontuação entre 0 e 10, em que 10 é a pontuação mais alta.

O que muitos não sabem, e eu também desconhecia até há algum tempo atrás, é que existe forma de “falsificar” o PageRank, não no que diz respeito ao Google, mas “aos olhos” das outras pessoas.

pr-falso

Parece incrível, mas é verdade. E o pior é que existe muita gente a falsificar o seu PageRank para vender domínios por valores acima do que realmente valem.

Descobri este truque, quando em tempos estava a avaliar a compra de um domínio com PR 5, e tal como aconselho que seja sempre feito, quando se equaciona comprar um domínio ou um site, deve-se sempre investigar um pouco para saber mais informação que aquela que nos é dada pelo vendedor.

Foi então nessa investigação que descobri que o PageRank era falso e que o vendedor estava a vender “gato por lebre”. Felizmente descobri a tempo e não comprei o dito domínio, poupando-me assim a uma carga de chatices e a um mau investimento.

De fato, existem muitas aplicações para medir o PageRank, mas a realidade é que algumas delas não detetam se o mesmo é verdadeiro ou falso.

Dando um exemplo concreto, por exemplo o domínio “psartstudio.com”.

Se usarmos o PRChecker.info, que por acaso até é o primeiro resultado do google, quando se pesquisa por “pagerank checker”, o resultado é um maravilhoso PR 6.

falso pr

No entanto, se recorrermos a outras aplicações, menos conhecidas, menos acessadas, mas bem mais fiáveis que esta, com é o caso do RankCheker, podemos facilmente ver se o PageRank é verdadeiro ou falso. E neste caso, para o domínio do exemplo, o PR6 apresentado pelo PRChecker.info, é falso!

falso pr

Note que estes resultados foram os outputs recolhidos à data da escrita deste artigo e que os dados podem variar com o tempo.

Este truque é feito através de scripts, que têm por fim, enganar os mais distraídos.

Uma cuidadosa verificação do PageRank é algo que o aconselho a fazer sempre que estiver a pensar adquirir um domínio, não vá estar a ser enganado e pagar muito por um domínio que não vale nada, pelo menos em termos de PR.

É claro que o PageRank não é, nem deve ser, a única métrica a analisar, mas dada a sua importância, mas vale estar prevenido :)