O Melhor Software de Email Marketing – Web Based vs Local

O Email Marketing como o prática de marketing, consiste na utilização do email para realizar comunicações mais ou menos frequentes e de forma facilitada com uma lista de contactos, sejam eles clientes, prospectos ou assinantes, como é o caso do Web Marketing.

Para mim, o Email Marketing tem uma maior latitude, mas, no sentido mais restrito do termo, e no mais prático, é uma ferramenta muito importante e que potencia em muito as relações entre quem tem um site ou blog, e os seus utilizadores.

Os serviços existentes de Email Marketing estão divididos em 2 categorias:

– Software de Email Marketing Local

– Serviços de Email Marketing Web Based (ou online)

Os serviços de Email Marketing locais, são prestados através de um programa que é instalado – localmente – no seu computador, e fazendo uso de uma ligação a um servidor específico para o efeito, procede ao envio e gestão dos emails para os seus destinatários.

Os serviços de Email Marketing web based ou online, são, como o próprio nome diz, serviços que são prestados ao nível da internet e que você pode utilizar, subscrevendo os mesmos no site do fornecedor, onde é feita toda a gestão e configuração do envio das comunicações, sem que seja necessário fazer a instalação de qualquer programa.

Ambos os sistemas têm vantagens e desvantagens, e aqui deixo as minha análise com base nos sistemas que já usei e que uso ainda hoje, para que tenha uma ideia mais concreta das possibilidades e vantagens de cada tipo de serviço de Email Marketing.

Os vários aspectos analisados, estão qualificados com SIM/NÃO/Alguns para identificar se tem ou não essa opção, ou com a minha avaliação qualitativa das mesmas de 1 a 5 (sendo 5 a melhor).

Esta avaliação e qualificação é genérica para cada uma das categorias, pois há serviços e programas melhores que outros.

Web Based
Software Local
Opções Disponíveis
5
4
Facilidade de Utilização
4
5
Criação de Campanhas de Email Marketing
5
5
Agendamento de Envio de Emails
SIM
Alguns
Reportes e Estatísticas
5
4
Integração com Google Analytics
SIM
Alguns
Suporte e Apoio
4
4
Importação de Listas de Emails
Alguns
SIM
Múltiplas Listas de Emails
SIM
SIM
Fiabilidade
5
4
Templates de Emails/Newsletter Gratuitos
SIM
Alguns
Importar Newsletters em HTML
SIM
Alguns
Personalização dos Emails
SIM
SIM
Configuração de Mensagens em HTML e Texto
SIM
Alguns
Gestão de emails devolvidos
SIM
SIM
Gestão de exclusão de emails
SIM
SIM
Criação de Formulários de Captura de Emails
5
4
Criação de Mensagens Automáticas de Resposta
SIM
NÃO
Preço
4
4

É claro que as avaliações podem variar – e variam – consoante as opções escolhidas, mas de qualquer forma, antes de analisar as opções mais a fundo, é fundamental ter uma ideia das possibilidades de vantagens e cada serviço.

Espero que esta análise tenha contribuído para ajudar a clarificar um pouco mais as diferenças entre cada um, de forma a que esteja melhor preparado para tomar uma decisão.

Brevemente, irei analisar com pormenor várias opções em concreto, para que fique ainda melhor informado sobre este tema.

Qual é o serviço de Email Marketing que utiliza? Ou que pensa vir a utilizar?

Comments (9)
  1. Rodolfokizan 31 Outubro, 2010
  2. thiago tg 3 Outubro, 2011
  3. Joao Rodrigues 9 Outubro, 2011
  4. leonardo.golbspan 1 Novembro, 2011
  5. Joao Rodrigues 1 Novembro, 2011
  6. marcos santos 6 Janeiro, 2012
  7. Joao Rodrigues 6 Janeiro, 2012
  8. ali 20 Março, 2012
  9. Henrique 18 Agosto, 2014