Como Fidelizar os Seus Clientes ou Leitores com Email Marketing

Quem tem um negócio online (ou offline) sabe ou já devia de saber que um dos aspetos mais importantes para assegurar a sustentabilidade e o crescimento do seu negócio é a capacidade de fidelizar os seus clientes, ou no caso de um blog, saber fidelizar os seus leitores.

Você até pode ser um mestre naquilo que faz mas se não souber fidelizar os seus clientes ou leitores (consoante o caso), então nunca estará a aproveitar todo o potencial de crescimento, e poderá até estar a prejudicar o futuro do seu projeto de forma (quase) irremediável.

email marketing

Impõem-se cada vez mais a necessidade de implementar medidas para conseguir fidelizar os seus clientes ou leitores. Uma dessas formas, e que é também uma das mais acessíveis e eficazes simultaneamente é através de Email Marketing.

Ainda hoje vejo muitas pessoas descurarem o potencial e importância desta técnica/ferramenta/canal para conseguir aproximar os seus clientes, obter informação importante e útil e aumentar o retorno sobre o seu investimento. A ilação que tiro é que ainda muitas pessoas não sabem, na realidade, o que é Email Marketing.

Felizmente também já começo a ver bons exemplos da sua utilização, o que é sempre excelente pra apresentar como referências.

No caso do Web Marketing, eu utilizo o Email Marketing desde o dia zero, isto é, desde o seu início. Isto porque há muito percebi que é das ferramentas mais importantes que qualquer site ou negócio pode ter no seu arsenal, e que as suas vantagens são enormes.

Continuando o exemplo do Web Marketing, eu uso o E-goi, que é uma plataforma de Email Marketing em portugues (PT e BR) e é sem dúvida uma excelente escolha, pois a qualidade do serviço e a disponibilidade para o apoio é excelente.

Como Fidelizar os Seus Clientes ou Leitores com Email Marketing

Para os efeitos em questão, eu uso várias funcionalidades do E-goi, nomeadamente para aplicar em várias fases ou momentos do contato com os leitores. Para ter uma melhor ideia, após um leitor assinar a newsletter do Web Marketing, recebe uma série de emails com 1 ou 2 dias de intervalo em que, além de eu servir de acolhimento ao novo leitor, serve também para lhe indicar alguns conteúdos que eu considero importantes e de bastante valor. Desta forma estou a acrescentar ainda mais valor além da oferta do Mini Curso de SEO que ofereço no momento da assinatura.

Esta abordagem é possível através de uma funcionalidade que se chama “Autoresponder” e que permite o agendamento do envio de mensagens pré-concebidas em uma determinada hora e dia e para um determinado target.

Esta é, sem dúvida, uma das ferramentas mais úteis e eficazes para efeitos de acolhimento e criação de relação com o leitor/cliente.

A sua utilização deve ser feita com bom senso e de forma a que não resulte no efeito contrário de afastar o leitor. Isto porque em qualquer metodologia de relacionamento com clientes ou leitores (seja Email Marketing ou Redes Sociais), há que saber dosear os contatos em frequência, conteúdo e acima de tudo qualidade.

Além do “Autoresponder”, eu uso outra funcionalidade muito útil também e que tem sofrido melhoramentos com o tempo, e está hoje mais fácil, prática e funcional, que é o “RSS 2 Email”. Esta funcionalidade serve o principal propósito de fazer chegar aos leitores do blog os conteúdos quando estes são publicados de forma automática e sem a necessidade de configurar envios de emails cada vez que se publica um novo conteúdo.

O tempo é um bem muito precioso para todos nós, por isso poder usar esta funcionalidade que permite o envio automático dos conteúdos cada vez que estes são publicados é um ganho de tempo muito importante, em lugar de estar a configurar as newsletters com os conteúdos e a fazer envios manuais.

Além destas duas funcionalidades, eu uso o Email Marketing através do E-goi para mais algumas finalidades que considero muito importantes. São elas:

  • a partilha de conteúdos exclusivos para assinantes

Por vezes quero partilhar alguns conteúdos em exclusivo com assinantes, e consigo fazê-lo facilmente através do “Broadcast” ou envio pontual, que me permite fazer exatamente isso. Configurar um email personalizado apenas para quem eu quero que receba e aceda à informação em questão.

  • a recolha de opiniões/feedback

Um aspeto importantíssimo em vários aspetos, é saber ouvir.

Por isso mesmo, outra utilidade que dou ao canal de email é exatamente para recolher feedback e opiniões, dos leitores, seja em termos de conteúdos, ou algo mais específico que seja interessante para melhorar a experiência dos utilizadores na sua interação com o blog.

Conclusão

Todos estes aspetos e funcionalidades são muito importantes para criar e estimular ou enriquecer as relações que todos nós queremos criar e melhorar com os nossos clientes ou leitores, sempre com o objetivo de conseguir os fidelizar e com isso, conseguir melhorar o retorno dos nossos investimentos. É igualmente importante saber usá-las com bom senso e com a inteligência de que algumas funcionalidades servem melhor alguns propósitos que outras, e saber adequar os métodos aos seus objetivos e necessidades.

O E-goi é uma ferramenta muito eficaz e user-friendly que utilizo há já alguns anos e que recomendo, e que torna todos estes pontos facilmente executáveis. Além disso, caso pretenda apenas testar primeiro para ver como funciona e como é fácil utilizar, pode fazê-lo pois o E-goi disponibiliza a possibilidade de fazer um test drive gratuito.

Se ainda não testou, pode testar sem compromisso e sem precisar investir. Depois de ver como é fácil utilizar, pode a qualquer momento subscrever o plano que melhor se adequa às suas necessidades sem necessitar criar uma nova conta.

GOSTOU DESTE CONTEÚDO?
ASSINE GRATUITAMENTE E RECEBA TODOS DICAS NO SEU EMAIL!

A sua privacidade é garantida a 100%!
  • Vinicius

    Qual o melhor horário e dia para lançar o e-mail marketing?

  • Obrigado pela sua questão Vinícius.
    Não existe um dia e uma hora específico para TODAS as situações.
    Cada tipo de campanha pode ter especificidades diferentes.
    Existem no entanto algumas dicas e boas práticas que o podem ajudar. Exemplo: não se deve enviar campanhas às segundas feiras, e deve sempre testar tudo desde o assunto até ao dia e hora de envio e ver o que resulta melhor em cada circunstância.

    Espero ter ajudado.
    JR

  • vinicius

    Obrigado pela resposta! Outra coisa, existe uma quantidade recomendada de e-mail por semana? por exemplo, não se recomenda mais que 2x na semana, para não dar impressão de spam? etc… obrigado!

  • De nada Vinicius.
    Também aí não existe uma regra para todas as situações.
    Depende muito do nicho e da natureza da newsletter.
    Exemplo: os sites de descontos/compras coletivas mandam newsletters todos os dias com os descontos do dia.
    Este blog manda a newsletter quando são artigos são publicados: 2 a 3 vezes por semana.
    Outros sites têm newsletters semanais que enviam sempre no mesmo dia e hora porque dizem que assim os destinatários já sabem que aquele dia e hora recebem sempre a newsletter.
    Não há como testar e ver os resultados em cada situação fazendo so necessários ajustes com o tempo.
    Espero ter ajudado.
    JR

  • Pingback: 9 Regras de Etiqueta CRUCIAIS em Email Marketing | Web Marketing PT()

  • Pingback: Reter Clientes Atuais Vs. Captar Novos Clientes | Web Marketing PT()