Domínios .pt Liberalizados a Partir de Maio!

Os domínios .pt, até hoje reservados apenas para marcas e empresas irão agora ser liberalizados, o que permitirá a qualquer pessoa registá-los.

Embora se trate de um assunto que tem vindo a ser discutido há vários anos, só agora saiu a decisão que materializa a liberalização dos domínios .pt.

dominios .pt

Como é sabido (embora discutível), os portugueses, quando têm de lidar com este tipo de assuntos, são sempre um bocadinho mais lentos e resistentes à mudança, e talvez por isso, se justifique a tomada desta decisão ter demorado cerca de 5 anos para ser tomada.

Neste momento, existem cerca de 126.000 domínios .pt, 31.000 .com.pt e edu.pt cerca de 7.000.

A liberalização dos domínios .pt vai ocorrer a partir de dia 1 de Maio de 2012.

Antes desta data, entre 1 de Março e 30 de Abril, será permitido apenas a marcas, proceder ao registo, caso ainda não o tenham feito até essa data.

Esta medida percebe-se perfeitamente, já que permite às marcas salvaguardarem os domínios com da marca.

Na minha opinião (mais ou menos óbvia), esta decisão peca por tardia. Somos muito evoluídos para umas coisas, mas muito lentos para outras, e enquanto, nesta altura pelo mundo fora, se andam a discutir outros assuntos muito mais pertinentes, nós ainda estamos a tomar decisões que já deviam ter sido tomadas há muitos anos atrás.

Seja como for, é caso para dizer: Finalmente!

E você vai aproveitar para fazer algum registo de domínio .pt?

Comments (4)
  1. Pedro Couto 16 Fevereiro, 2012
  2. Joao Rodrigues 17 Fevereiro, 2012
  3. Pedro Couto 17 Fevereiro, 2012
  4. Joao Rodrigues 17 Fevereiro, 2012