Como Instalar o WordPress em 5 Minutos

Para quem não está familiarizado com o WordPress, esta é a plataforma de blogues mais utilizada em todo o mundo.
A vantagens do WordPress, que facilmente pode funcionar além de blog e como CMS (Content Management System ou Sistema de Gestão de Conteúdos) são muitas, e muito embora já muitos dos CMS’s tenham vindo a evoluir, o próprio WordPress também não tem ficado estagnado, até pelo contrário, fruto dos desenvolvimentos realizados pela equipa que desenvolve a aplicação e pelo envolvimento da comunidade que vive à volta do WordPress, através da criação de plugins ou add-ons que completam ainda mais o WordPress.
Como Instalar o WordPress em 5 Minutos
As vantagens do WordPress são imensas, passando pela facilidade de instalação, configuração e customização, que está ao alcance de qualquer pessoa, assim como, pela diversidade de plugin’s – pequenas aplicações extra que são disponobilizadas em separado – que são também facilmente instaladas e configuradas.

Em termos visuais, o WordPress dispõe de um interface que permite facilmente alterar por completo o visual do blog. Para isso existem milhares de themes ou templates para o WordPress dos mais variados estilos e para todos os gostos e necessidades, muitos deles gratuitos, outros pagos, mas com tanta variedade, será certamente difícil não encontrar pelo menos um que goste. Muitas vezes o problema é exactamente ao contrário, escolher o visual que mais gosta entre os que mais lhe agradam.

O WordPress pode ter muitas finalidades além de um simples plataforma para blogues.
Pode facilmente ser utilizado como um CMS mais genérico que poderá servir para criar sites dinâmicos, ou para páginas dinâmicas de vendas, ou ainda para sites estáticos.

Para instalar o WordPress siga os seguintes passos:

1 – Faça o Download do WordPress
Vá até www.wordpress.org e faça o download da aplicação.
Para a versão em Português (PT) faça o download a partir deste link: http://pt.wordpress.org/
Para a versão em Português (BR) faça o download a partir deste link: http://br.wordpress.org/
Os ficheiros devem vir zipados, por isso, extraia os ficheiros para uma pasta no seu pc.

2 – Coloque os ficheiros Online
Utilize o seu programa de FTP para colocar os ficheiros na pasta da sua conta de alojamento.Eu utilizo o FlashFXP, mas existem outros tão bons como este e gratuitos, como é o exemplo do Filezilla, que é gratuito e fácil de usar.

3 – Crie uma Base de Dados
Para criar uma base de dados facilmente, aceda ao Painel de Control da sua conta de alojamento, e na opção MySQL Databases, insira um nome para a base de dados no campo “Create New Database” (CPanel).
Depois tem de criar um utilizador e respectiva password para associar a esta base de dados. Esta opção deve-se encontrar na mesma página.O último passo é associar este utilizador à base de dados que criou.
Antes de passar ao passo seguinte, certifique-se que toma nota do seguintes dados:
– nome da base de dados
– nome do utilizador
– password do utilizador

4 – Configure o wp-config
Abra o ficheiro “wp-config-sample.php”, que está na raíz da pasta dos ficheiros que colocou online e altere os seguintes dados, conforme os dados que utilizou no passo anterior:

// ** Definições de MySQL – obtenha estes dados do seu serviço de alojamento** //
/** O nome da base de dados do WordPress */
define(‘DB_NAME’, ‘nomedabasededados‘);

/** O nome do utilizador de MySQL */
define(‘DB_USER’, ‘nomedoutilizador’);

/** A password do utilizador de MySQL  */
define(‘DB_PASSWORD’, ‘passworddoutilizador‘);

Grave o ficheiro e altere o nome para “wp-config.php”.

5 – Finalize a Instalação
Aceda a http://seusite.com/wp-admin/install.php e termine a instalação com a inserção do nome do blog e o seu email. Não dê muita importância a estes dados neste momento, pois poderá sempre alterá-los mais tarde.

Voilá!
O WordPress está instalado e pronto a ser utilizado.

Dúvidas ou questões? Já sabe, deixe o seu comentário!

GOSTOU DESTE CONTEÚDO?
ASSINE GRATUITAMENTE E RECEBA TODOS DICAS NO SEU EMAIL!

A sua privacidade é garantida a 100%!
  • eu sou iniciante nao entendo muito isso tem como voce me mandar por email um que de pra min fazer bem facil esse negocio ai de databse e do mysql to ligado eu faco mas explica deixa mais facil pra min valeu otimo site

  • Olá Mateus e bem-vindo ao WMPT!

    Eu vou até fazer melhor. Nos próximos dias vou gravar um vídeo onde vou mostrar exactamente como se faz. Fique atento que eu vou publicar esse vídeo muito brevemente!

    Abraço,
    JR

  • Pingback: Como Instalar o Wordpress em 5 Minutos – Vídeo | Web Marketing PT()

  • Olá joão!
    Falou e disse!
    O wordpress realmente é muito bom, eu adoro! A facilidade com se se troca um template é imensa! Nem se compara com outros CMS! E para instalar é muito tranquilo, eu uso o painel do meu host que faz tudo em menos de 1 minuto!
    Um abraço!

  • Sandra eu prefiro instalar manualmente. Demora 2 minutos mas as coisas ficam exactamente como quero.

  • Olá Nelson!
    Eu tive problemas com meu host quando tentava instalar manual, sempre tinha que acabar pedindo alguma coisa para eles, sempre dava alguma coisa errada, e mesmo assim ainda instalando pelo painel, ele insiste em ficar com a index.html, que tenho que remover manualmente para o wordpress funcionar. Então para mim acaba sendo mais vantagem instalar por lá, mas vai do gosto (e dos problemas) de cada um!
    Um abraço!

  • E vocês já têm bons conhecimentos técnicos, agora imaginem quem não tem…
    Aí ainda se nota mais a facilidade com que alguém consegue fazer um site em menos nada!

  • Sandra nesse caso eu diria para mudares de alojamento :)
    Agora fora de brincadeiras o facto de esse ficheiro index.html aparecer é por alguma definição do serviço onde tens o alojamento e que eles deveriam retirar (possivelmente será por segurança).

    João eu tenho alguns conhecimentos mas também tive de ir lendo e testando para os ter. Quem não tem pede ajuda lol.

  • Pois é, mas agora iria ser muito trabalho em mudar de alojamento, já que tem muita coisa lá. Eu também não me importo muito em instalar pelo painel, já que para mim as necessidades são supridas.
    Um abraço!

  • Sandra claro. Uma mudança quando um site já se encontra estabelecido não é de todo recomendada excepto claro se a razão for muito forte. Mau alojamento que coloca o site sempre offline e razões dessa ordem.
    É recomendado que se coloque um ficheiro index.html em branco nas principais páginas de um blog em wordpress por exemplo por razões de segurança e daí talvez seja por isso que o teu alojamento crie esse ficheiro.

  • Ah, pior que não, acho que é erro deles porque na verdade é o index.html que diz site em construção. Aí quando instala o wordpress ele não é apagado e entra nesse index ao invés do index.php.
    Eu que já instalei n vezes o wordpress lá não tenho mais problemas, mas o suporte deles é bom e devem resolver bem rápido para as outras pessoas também…
    Um abraço!

  • Bruno

    Gostei do post mas o que me levou a comentar foi somente uma razão, poderia colocar no final do texto, se ano ficou esclarecido poderá ver o vídeo que fiz sobre o wp…Isso contribui bastante para a linkagem interna e consequentemente seus artigos ficam com pagerank maior logo poderão aparecer mais “realçados” nos motores de busca…

    Desculpe estar a intrometer-me na dinâmica do seu site mas também acho que você tem a teoria de “O blogue foi feito a pensar em si portanto também é “seu” ;D

  • @ Bruno,
    Eu sei Bruno, na verdade já pensei nisso mas ainda não procedi à revisão dos artigos aqui no blog. E é algo que tenho mesmo de fazer. Talvez depois do passatempo já tenha mais oportunidade de o fazer :)

    “…mas também acho que você tem a teoria de “O blogue foi feito a pensar em si portanto também é “seu” ;D”

    É mesmo verdade! 😉

    Abraço,
    JR

  • Olá João,

    Saber instalar o WordPress, julgo que já sei.Basta ler o seu artigo e seguir o que lá diz. E já decidi que vou instalá-lo muito brevemente.

    Só ouço dizer bem do wodpress que parece ser mais fácil de trabalhar do que o Blogger.

    Abraço.

  • José sim é bem mais fácil a meu ver.
    E tens muito mais opções em termos de plugins e afins.

  • Bruno

    O WordPress e 100 vezes melhores que o blogspot, o blogspot não tem nada a mais que o wordpress, o wordpress é melhor mas mesmo muito melhor.

  • Já agora, deixem-me dizer algo que ainda não foi dito:
    O WordPress é 1000 vezes melhor que o Blogger! :)

  • O blogger tem 2 pequenas vantagens que em determinados momentos podem ser importantes.
    Como pertence ao google qualquer novo blog que seja criado é mais rapidamente indexado. Noutros serviços ou num alojamento próprio isso demora mais.
    E depois usando um blog de lá também é mais fácil ser aceite no adsense.
    Mas de resto é como dizem 1000 vezes melhor.

  • Sem dúvida nenhuma! Não vai se arrepender em usar o wordpress, é bem mais fácil, tem muito mais plugins, trocar e adaptar os temas é bem mais simples, e tem muito mais funcionalidades que o blogger não tem.
    Quanto a indexação, não deve ser tão diferente assim, por isso nem vale a pena, sem contar no trabalho que você vai ter quando tiver que mudar do blogger para o wordpress…
    Um abraço!

  • Estou absolutamente rendido ao WordPress. Talvez em Fevereiro (depois das férias) vou tratar disso.

    Um abraço

  • Vai fundo! Tem todo o apoio que precisar!
    Um abraço!

  • valeu pelo post em paginas brasileiras é mais dificil achar informações como esta

  • VictorHugo

    Eu tou com problema na 2 – Coloque os ficheiros Online

    eu to usando o filezilla e quero saber qual o nome do host do wordpress. . .

    pq tem uns que eh http://ftp.host.com.br e outros que sao hd1.com.br

    quero saber qual o do wordpress. . . so isso msm xD

  • VictorHugo

    Aquele painel que vc entrou pra criar o banco de dados eu nao entendi,,, qual o endereço que vc uso ? da pra explica ai pra mim ?

  • Olá Victor,

    Essa informação é fornecida pelo seu fornecedor de alojamento ou hospedagem.
    Cada conta de alojamento tem a sua informação individual, caso contrário estaríamos todos a trabalhar no mesmo servidor, o que seria impraticável, claro.

  • VictorHugo

    esse servidor de alojamento todos sao pagos ? =/ se nao existe algum gratuito ? obrigado desde ja

  • Também há alojamentos gratuitos, mas a qualidade é muito mais baixa que um alojamento pago, e você não tem nem de longe o mesmo controlo sobre o site nem as mesmas funcionalidades.
    As limitações normalmente são muitas nesses alojamentos gratuitos, além de que a maior parte deles obrigam-no a exibir publicidade cujas receitas não são para si, mas sim para quem disponibiliza o alojamento.
    Além disso, o alojamento pago também não é caro.
    Veja aqui por exemplo, onde você pode ter uma alojamento de qualidade por valores muito acessíveis:
    http://www.centropt.com/alojamento-web/

  • Olá amigos, gostaria de uma ajuda para um problema que estou tendo com o wordpress. Instalei o wordpress conforme vi no vídeo do site e tudo deu certo. Consigo entrar no profile de admin, escolher temas, instalar e tudo bem até ai. Quando vou ATIVAR outro tema que não seja o que já vem instalado no wordpress, nada apar…ece no meu dominio. Quando eu ATIVO o tema que jpa vem, acesso o endereço do meu blog ( http://www.blog.beyousite.com) e aparece normalmente. O que estou fazendo de errado?? Agradeço a ajuda de todos ! Abraços !

  • Olá George,
    Visitei o seu blog e parece que já conseguiu resolver o problema, pois o tema que tem agora não é o que vem com o wordpress.
    Se precisar de mais alguma ajuda, diga!
    JR

  • Olá João ! Consegui sim. O problema era na configuração do link do meu blog. Agora gostaria de colocar banner publicitário no Blog. Tem como ? Abc

  • Experimente estes plugins:
    – Whydowork Adsense (para colocar publicidade nos artigos e nas páginas)
    – Entrecard AdManager ou o WP125 (para colocar banners na barra lateral)

    Existem muitos plugins, estes são apenas alguns exemplos.
    Para os encontrar, basta pesquisar na página de plugins do site do wordpress: http://wordpress.org/extend/plugins/

  • Rjeh1

    Bom dia eu gostava de construir um blog mas antes gostava de tirar algumas duvidas tais como:
    para usar o worpress preciso de usar o filzilla?
    ´para activar o filzilla preciso de pagar a um servidor de alojamento – a globat?

  • Olá Rjeh1,
    Em resposta às suas questões:
    – Não necessariamente. pode instalar o wordpress de forma “automática” através da opção Fantastico que se encontra disponível no cPanel da sua conta de alojamento (se esta tiver cPanel, que a maior parte, tem)
    – para colocar qualquer site online pode optar por:
    – alojamento gratuito (sem qualidade e com muitas limitações e imposições)
    – alojamento pago (com qualidade e sem limitações)
    Na minha opinião não faz sentido equacionar outra opção que não seja o alojamento pago, pois a qualidade e as condições não têm comparação, mas a escolha é sua. E além disso estamos a falar de valores ridículos como 14 ou 15€ por ANO! como é este exemplo: http://www.centropt.com/alojamento-web/

  • Rjeh1

    Mas eu primeiro queria ganhar alguma pratica em blogs
    gostava de fazer um blog free e dizem ke o wordpress é o melhor programa para fazer blogs o que me aconcelha para começar e ser gratiz?

  • Bom, nesse caso, é conveninete considerar o seguinte:
    – pode-se utilizar um alojamento gratuito. Mas atenção para ver se este permite a instalação do WP e se tem limitações na sua utilização
    – utilizar a própria plataforma do wordpress e nesse caso fica com um blog gratis tipo: omeublog.wordpress.com (atenção que aqui também há algumas diferenças na configuração e utilização do wordpress em comparação com a versão alojada em servidor próprio)
    Das duas, eu talvez preferisse a segunda para começar a ganhar alguma experiência, e depois passava para uma versão com alojamento próprio.

  • Olá Joao,

    Eu já conversei e muito com a Sandra (Info-Macross) sobre migrar para o WordPress, só ainda não o fiz porque meu blog não tá rendendo nenhum centavo, e não queria gastar com hospedagem. Mas a idéia ainda não saiu da cabeça, quem sabe em breve eu o faço.

    Um abraço.

  • Oi Iúri,
    Então participe já no Passatempo de Natal para poder ganhar hospedagem por um ano gratuita :)
    De que é que está à espera?
    É só escrever e publicar um artigo sobre o Web Marketing… Fácil, mas fácil, não deve haver! :)
    Abraço,
    JR

  • Henrique

    Amigos, sou do BRASIL e pretendo criar um Blog usando o WordPress! Conto com a ajuda de vocês!
    Abraços!

  • Duiliomachado

    olá ! eu ja segui todos os passos mas não funciona de jeito nenhum será que poderia me ajudar ? 

  • @6480aa334c33a78173a131b03d8c42c8:disqus 

    Posso tentar, mas tem de ser mais específico quanto ao problema que está a ter.

  • Duiliomachado

    olá João! é o seguinte, eu tenho um alojamento na redehost, e estou tentando transferir o conteúdo da pasta do word press que baixei no site da word press certo?
    eu faço a passagem de todo conteudo da pasta do wordpress pelo filezila dentro da pasta wwwroot do lado direito do servidor no filezila certo? dai depois de todo o conteudo transferido eu faço a mudança da pasta wp.config-sample.php, faço a edição do banco de dados, usuario e senha igualzinho a indicação do seu blog, depois renomeio o arquivo para wp.config.php certo?? só que depois qnd eu vou abrir  pagina acontece dois tipos de erros, um aparece assim: o site não pode exibir a pagina. causas prováveis: o site está em manutenção ou ou site tem um erro de programação… e aparece um código de erro HTTP 500 ERRO INTERNO DO SERVIDOR.
    Ou as vezes aparece uma mensagem de erro ao tentar conectar com o banco de dados ou simplesmente uma página em branco, eu possivelmente não senti segurança quando criei o banco de dados e acredito que o erro seja relacionado aos dados e a administração do banco de dados que talvez eu não estja sabendo configurar, meu host, (redehost), é diferente do servidor que vc usa por isso eu percebi que na sua video aula vc acrescentou um prefixo ao utilizador e a base de dados e no meu caso isso não ocorreu, e tbm não tem no meu servidor a opção de associar o utilizador a base de dados, por isso acredito que o problema seja algum erro relacionado a criação/adminstração do banco de dados. de uma olhada vc mesmo na minha página como aparece:: http://www.macnetg3w.com.br..  
    agradeço desde ja e tbm reconheçendo, seu blog é o melhor da internet , parabéns e obgd por nos ajudar ..  abraços

  • @6480aa334c33a78173a131b03d8c42c8:disqus 

    Olá Duilio e obrigado pelo comentário.
    Do que vi, parece-me que o erro é a ligação à Base de dados.
    Verifique os dados de acesso que estão no wp-config.php com com os dados da BD para ver se estão rigorosamente iguais.
    Basta uma letra diferente e já não faz a ligação correta.
    Já agora, atenção ao prefixo da base de dados, que essa varia com a instalação. A sua instalação, terá um prefixo, diferente da que eu usei no vídeo.
    No seu caso terá de ver qual é o prefixo que é adicionado à BD para configurar o ficheiro wp-conif corretamente.

    Espero ter ajudado :)
    Abraço,
    JR 

  • Rafael Araújo

    olá, Sou novo no wordpress, então gostaria de saber se você poderia instalar para mim, se possível me contate: rafaelaraujomelo2010@hotmail.com

  • @google-f801261279a5b1093483658038362f35:disqus

    Rafael, já respondi ao seu contato.

  • Denilson

    Olá !

    Obg pelas dicas porém estou meio perdido, consegui fazer a instalação, porém não consigo abrir essa pagina /wp-admin/install.php para completar a configuração. E agora como proceder___???????????

  • Olá Denilson e bem-vindo ao Web Marketing PT!
    Se você não consegue aceder a essa página foi porque falhou qualquer coisa em algum dos passos.
    O que aconselho a fazer é recomeçar do início e certificar-se que está a seguir os passos à risca, pois se o fizer vai ver que corre tudo bem :)

  • Adailson Pimentel

    consegui fazer todos passos corretamente e tal mas, depois de feito e entro a primeira vez ta tudo la e entao quando a saio e vou logar novamente não consigo mas ja é a segunda vez que acontece isso comigo… o que será? Podem me ajudar?