Análise Blogueira – Um recurso interessante para Bloggers

De facto não é o artigo típico que costumo publicar aqui no blog, mas penso que publicar e divulgar outros recursos que possam interessar aos leitores e principalmente aos assinantes do Web Marketing PT, é uma atitude inteligente e interessante.

Por vezes, estes recursos complementam a informação a que os leitores do blog já têm acesso e enriquecem o seu portfolio de recursos.

Desta feita, quero-vos apresentar o Análise Blogueira.

analise

O Análise Blogueira é um blog conduzido por um jovem e empenhado brasileiro de apenas 17 anos. Este jovem, o Alan Niemies, tem feito um trabalho notável e que merece ser assinalado ao efectuar e publicar análises de blogues entre outros conteúdos interessantes para quem tem um blog.

A principal ideia do Análise Blogueira é, como o próprio Alan diz, é:

“…tentar, ao passo que trato sobre a parte técnica de um blog, analisar a blogosfera quase que criticamente, saindo do plano dos blogs comuns que falam incessantemente sobre a parte técnica, duplicando conteúdo pela blogosfera, para atingir um novo patamar, em que o importante não é só como otimizar um blog para motores de busca ou ganhar visitas com redes sociais, mas se perguntar qual a influência disso na blogosfera!”

Na primeira pessoa, ele descreve-se como sendo

um estudante comum, cursando o 3º ano do Ensino Médio (último ano antes da Faculdade) e pretendo fazer Medicina em uma Universidade Federal. Comecei com os blogs há aproximadamente 6 meses, tendo como objetivo sustentar-me após o fim do colegial, enquanto estiver estudando para passar no vestibular e até completar a faculdade e tornar-me médico. E destes aproximadamente 6 meses pra cá, mantive-me sossegado, na medida do possível. Às vezes penso que trabalho demais nos dois blogs (fico grande parte de meu dia na frente do computador), mas creio que isso já vem a pesar ao meu favor, pois já estou conseguindo alguns trabalhos como Freelancer e posso retirar alguns ganhos interessantes, mesmo que esporádicos.

Para o futuro podemos esperar ainda mais do Anlálise:

Sobre o futuro do Análise, creio que ele é muito bom: sempre penso em inovar mais à frente, pretendo também aumentar meus projetos com a criação de uma Rede Social e de um Linkador, e incrementar o meu sistema de resenhas gratuitas. O Análise também passará por várias mudanças de layout (mas manterá o conteúdo praticamente idêntico, excetuando-se as novidades que venham a aparecer no meu modo de escrita), tudo para torná-lo mais profissional ao longo do tempo.

Acrescenta ainda que

O grande problema que enfrento é, realmente, a falta de dinheiro para incrementar meu blog com mais eficácia. Por isso, por diversas vezes permaneço atrás de outros blogs interessantes, mas sei que já fiz muitas amizades, e o crescimento do meu trabalho online é só uma questão de tempo, uma vez que dinheiro também pode ser conseguido aos poucos, deste próprio trabalho.

Uma vantagem do Análise Blogueira, é que o Alan disponibiliza-se para fazer a análise do seu blog gratuitamente, podendo assim ter um feedback independente e imparcial sobre o seu blog, abordando não só os aspectos a melhorar, como aqueles que são vistos como vantagens ou pontos a favor.

Esta análise é feita a vários níveis, nomeadamente, conteúdos, navegação, SEO, etc.

Um dos riscos que corremos muito frequentemente é que, pelo facto de estarmos “viciados”, pois estamos a ver as coisas “por dentro”, por vezes falta-nos a clareza e imparcialidade de uma opinião de outra pessoa, para melhorarmos alguns aspectos do nosso site ou blog.

Portanto, se tem um blog, não tem nada a perder, até pelo contrário, em falar com o Alan e pedir para ele rever e analisar o seu blog!

Um abraço para o Alan e votos de muito sucesso!

Comments (9)
  1. Alan Niemies 27 Setembro, 2009
  2. Joao Rodrigues 27 Setembro, 2009
  3. Bruno 5 Dezembro, 2009
  4. Joao Rodrigues 5 Dezembro, 2009
  5. Sandra-Info-Macross 6 Dezembro, 2009
  6. Joao Rodrigues 6 Dezembro, 2009
  7. José 16 Dezembro, 2009
  8. Yanick_king 21 Dezembro, 2009
  9. Anónimo 7 Junho, 2011