Google Reduz Percentagem de Lucro dos Anunciantes de Adsense

Os números não enganam, e ainda menos quando são publicados pela própria Google!

Após uma análise dos relatórios publicados pela Google, pude concluir que a percentagem de lucro que é paga aos webmasters e bloggers que utilizam o programa Google Adsense como fonte de receita nos seus sites e blogues, está a ser claramente reduzida.

Em compensação, os lucros da Google provenientes do Programa de Adsense têm vindo a aumentar substancialmente. Se no 1º trimestre de 2008, a Google teve uma receita na ordem dos 1,69 Biliões de dólares, já no 4º e último trimestre de 2009, reportou uma receita superior a 2 biliões.

Neste gráfico pode-se ver melhor as alterações que têm vindo a acontecer desde 2008 e como a percentagem de lucro dos anunciantes tem vindo a diminuir.

ganhosgoogle

Muito embora, a Google nunca tenha revelado exactamente qual é a percentagem que é paga aos anunciantes, nos seus relatórios, é claramente dito quanto é a sua receita e quanto é o valor pago aos anunciantes.

É importante referir que estas percentagens são percentagens médias, e que há anunciantes “VIP” que têm percentagens altas e o comum dos “mortais” que fica com as sobras.

Recolhi os números que servem de base a esta análise, da página oficial da Google onde são publicados os seus resultados financeiros periódicos.

mapa

Muito embora hajam algumas técnicas que se possam implementar para ganhar mais dinheiro com o Adsense, face a estes resultados, e num tom um pouco irónico, apetece-me dizer que, cada vez mais estou convencido que a crise é só mesmo para alguns…

Muito embora eu tenha uma visão positiva (na medida do possível) sobre estes momentos de crise, existem alguns factores que são um pouco desanimadores. Digo isto, a pensar naqueles que mais precisam, e que têm apostado nesta fonte de rendimento, de forma a tentarem ganhar dinheiro na internet, para compensarem a falta dele nas suas fontes (até hoje) habituais ou mais convencionais.

Vocês notaram alguma quebra nos ganhos de Adsense neste período?

  • Nossa João, é desanimador… Para quem como eu faz parte dos mortais, e já não ganho nada, vai ficar até mais difícil conseguir alguma coisa, será?
    Por que a receita deles aumenta e nossos lucros diminuem? Acha que ainda é viável investir no adsense? Já ouvi muita gente por aí dizer que ele não é mais como era antigamente….
    Um abraço!
    .-= O meu último artigo : E enfim o novo template! =-.

  • Eu até aceitava que eles pagassem menos se os seus lucros tivessem diminuído por razão da tão falada crise o que reduzia o número de anunciantes.
    Mas com a linha dos lucros a subir tanto não se percebe porque razão eles estão a diminuir o valor pago.
    .-= O meu último artigo : Programa de Afiliados Agenda Portugal. =-.

  • Pois é, porquê?!Muita sacanagem, mas acredito que mesmo assim o Adsense vai continuar sendo muito usado…

  • Sandra continua a ser o melhor programa.
    Não é o que paga mais mas é o melhor porque se enquadra em todos os sites e existe sempre publicidade disponível qualquer que seja o tema do site.
    .-= O meu último artigo : Programa de Afiliados Agenda Portugal. =-.

  • @ Sandra,
    Eu também acho desanimador, principalmente pelos motivos que referi no fim do artigo.
    No meu caso, as minhas receitas de adsense desceram uma média de 1/3 do global, num período que eu contava que aumentassem entre 20 e 40%.
    Eu já pensava isso, mas agora penso ainda mais que vale a pena considerar meios alternativos de rentabilização, que podem não ser tão conhecidos, mas que, dependendo da situação, podem ser usados como uma alternativa viável ao Adsense. E esta tendência de reduzir os lucros dos anunciantes ainda mais me convence disso.

    @ Nelson,
    Essa é que é essa!
    É que, quando as coisa estão mal, eu também acho que se deve “dividir o mal pelas aldeias”, mas o caso é outro e nada tem a haver com dificuldades.
    Parecem-me mais medidas para atingir objectivos ambiciosos que outra coisa, mas posso estar enganado.

    Abraço,
    JR

  • Nossa João, caiu mesmo seus rendimentos! Que coisa, o jeito é mesmo investir em afiliados e afins…
    É mais desanimador ainda para quem está começando…
    .-= O meu último artigo : E enfim o novo template! =-.

  • Olá João, sou utilizador do Asdense desde março de 2004 e posso dar umas palavrinhas.

    O que acontece é que se pensa em visitas e não em conversões. Quem anuncia espera conversões, a maioria vendas e nem tanto branding. Veja o exemplo:

    Um banco pode comprar uma grande quantidade de palavras chaves no adwords de baixo valor para fazer branding e palavras de grande valor para fazer convesões.

    O que acontece com a maioria de que tem sites e blogs trabalha as vezes em um nicho com pouco anunciante ou com os que fazem branding.

    Existem nichos que pagam mau e muito mau, vide os toques e porcarias para telemóveis.

    Uma idéia é: o site em que tem adsense converte clientes? Pois se não converter o anunciante não consegue continuar pagando e o preço por clique naquele site baixa.

    Experiência própria: o adsense não caiu, ou site não converte, o nicho paga pouco ou existem muitos sites do mesmo nicho (muita oferta de espaços e pouca procura).

    A idéia de escrever e colocar o adsense não basta. Até mesmo porque se o site converte bem, pode-se vender anúncios diretamente desde que se haja um ROI para quem compra.

  • Bruno

    Esta é mais uma das razoes para percebemos que o Adsense não é o Rei e devemos pensar,experimentar e conciliar outros programas de afiliados.

    Existem sites em que o adsense pode gerar um bom rendimento mas noutros em que o adsense pode não ser a melhor opção, ex:Um blogue que fala de ofertas e promoções:

    Penso que neste tipo de blogues é necessário conciliar outras ofertas, por exemplo existem campanhas que pagam por formulário e que se for um passatempo/sorteio é o ideal pois é bastante segmentado para o publico alvo e pode gerar um bom retorno.

    Ainda ah pouco tempo(1 ou 2 dias) vi no site do curto circuito uma campanha da netaffiliation que lhes podem gerar bastante retorno, a curto circuito geralmente oferece prémios,etc…e desta vez aproveitou para ter algum retorno monetário com uma campanha da Netaffiliation.

    Vejam o post do curtocircuito:

    http://sicradical.sapo.pt/?v=program&p=curto-circuito&option=contest&contest=20

    Esta campanha oferece 0,70€ por inscrição(formulário) e é o ideal para um blogue de passatempos/premios

    A curtocircuito tem muitos telespectadores e maior parte deles(incluindo eu ás vezes) participam nos passatempos deles portanto esta campanha vai-lhe gerar um excelente retorno monetário.

    Por curiosidade já tinham visto algum programa de televisão a promover uma campanha tão especifica?

    Terminando e respondendo á sua verdadeira pergunta, eu não sou utilizador do adsense(fui durante algum tempo) de momento portanto não noto se os lucros estão a cair ou não.

    P.S:2 ideias para futuros posts:

    -Você tem o alexa ranking “verificado”, poderia falar como o fez, qual as vantagens?o porque de aumentar os rankings? como aumentar os rankings?

    -Você colocou um pequeno banner denominado “Page Protected By CopySpace” no Footer, também poderia falar porque o fez e quais as vantagens.

    Achei o post excelente, compactar esta informação para nós(enquanto webmasters) é muito bom.

  • Olá Ederson e bem-vindo ao WMPT!
    Ante de mais, obrigado pela intervenção que, além de enriquecer a discussão, acrescenta a esta alguns aspectos importantes, como a capacidade ou falta dela de analisar um nicho de mercado e a dimensão e pagamentos de alguns nichos.

    Para que fique claro, de forma geral, concordo com o que diz, mas há uma indicador que é inegável, por mais factores que possam existir e interferir:
    – o valor investido em Adsense tem vindo a aumentar substancialmente
    – o tráfego está agora mais barato para o Google
    – a % das comissões para os anúnciantes desceram

    Como eu digo no artigo, estamos a falar do resultado global onde estão incluídos os anunciantes de topo que têm condições especiais que não estão ao alcance do comum utilizador do Adsense. Mas estes também estão incluídos nos resultados dos anos anteriores.

    Quanto aos meus resultados, tenho sites que aumentaram e outros que reduziram como tenho sempre, pois há muitas condicionantes, mas no resultado global apresentaram uma quebra de 1/3.
    Só não me chateia muito, porque no “bolo” dos meus rendimentos online, o Adsense é quase residual.

    Abraço,
    JR

  • Olá Bruno,
    Essa do passatempo está muito bem pensada, e parece-me a mim que devem conseguir bons resultados sem grande esforço.

    Quanto às sugestões, vou concerteza considerá-las para artigos futuros!
    Obrigado.
    JR

  • Obrigado João, entendi sim o seu post :)

    Coloquei a minha opinião porque vejo um monte de pessoas que acham que é escrever de qualquer coisa e meter lá o Adsense e já está.

    Obrigado e parabéns pelo post.

  • Grande verdade Ederson!
    Esse é um ponto muito sensível, mas parece-me também um conceito que anda a circular “por aí”. E, de facto, não é nada assim.
    Requer pesquisa, informação e empenho para se poder ter retorno, como é aliás em qualquer outra área, não é? :)
    Obrigado eu pela participação!
    Abraço,
    JR

  • Olá João,

    Apesar de ter o Adsense no meu blog, recebi pouquíssimos cliques até hoje nas propagandas. Então, resolvi reduzir o tamanho de sua exibição de forma a tornar a leitura no blog mais agradável (já que o objetivo principal do blog não é o lucro financeiro).

    Mas realmente é uma pena a desvalorização do blog em função do aumento do lucro do Google.

    Ótimo artigo!
    Abraços.
    .-= O meu último artigo : Sugerindo Temas de Artigos para o Simples Assim =-.

  • Olá Iúri,
    Obrigado.
    Também pode ser uma oportunidade para analisar alternativas ao adsense.
    Existem outros sistemas de anuncios e programas de afiliados que até podem ser mais rentáveis. É tudo uma questão de testar!
    Abraço,
    JR

  • Pingback: Melhores Artigos do Mês - Janeiro 2010 | Info - Macross()

  • Estava pensando em colocar anuncios do Adsense em um dos meus blogs de nicho, mais diante de tal noticia, acho que não vou fazer isso por agora.

  • Não desista só por causa da notícia.
    Agora muito provavelmente valerá a pena pensar e testar outras soluções para ver o que será mais rentável para si.

  • Ola pessoal,

    A algum tempo tenho utilizado o adsense no Portal Limeira Jovem, tenho notado um crescimento nos lucros sempre no inicio de cad mês, até o dia 15, depois são 15 dias de migalhas…

    Abraço a todos

  • Olá Ederson,
    Parece-me que poderá estar relacionado com alguma sazonalidade na primeira quinzena.
    Se for esse o caso, pode testar fazer uma aposta mais forte em dinamização do site na segunda quinzena e ver se os resultados melhoraram.

    Abraço,
    JR

  • Vai de mal a pior… :(